Respostas do araribá (Centrolobium tomentosum) e do mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) ao ambiente luminoso

crescimento e forma

Autores

  • Joyce Goulart dos Santos ESALQ-USP
  • Gabriella da Silva Ribeiro
  • Ciro Abbud Righi Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz " Universidade de São Paulo - ESALQ-USP

DOI:

https://doi.org/10.37856/revistadea.v100i1.4377

Resumo

A radiação solar é o fator mais importante na produtividade e crescimento das plantas, influenciando no acúmulo de biomassa, na determinação de sua arquitetura e na perpetuação das plantas. As plantas realizam ajustes morfofisiológicos de modo a permitir a utilização eficiente da energia radiante e ao mesmo tempo evitar danos por excesso de exposição. Isto é fundamental tanto para o estabelecimento e perpetuação de projetos como para o alcance das metas de plantio – produção, comercialização, restauração etc. Desta forma, este trabalho teve como objetivo identificar o ambiente radiativo em que as espécies estudadas apresentassem arquitetura adequada para aproveitamento madeireiro. Assim, foram verificadas as respostas de duas espécies nativas brasileiras com potencial madeireiro já conhecido: 1. araribá (Centrolobium tomentosum Guillem. Ex Bentham, 1840) e, 2. mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla King, 1886) quando submetidas a quatro tratamentos com ambientes contrastantes: 1) Pleno Sol (PS); 2) Sombrite Vermelho 35% (SV35%); 3) Sombrite Preto 35% (SP35%) e; 4) Sombreamento Natural em Mata (SNM). Para o araribá, verificou-se nos ambientes com sombreamento intermediário – SV35% e SP35% - maior acúmulo de massa seca e crescimento além de arquitetura adequada para seu uso madeireiro futuro. Já para o mogno-brasileiro, observou-se adaptação sem a perda do potencial madeireiro em uma faixa mais ampla de radiação solar, nos tratamentos PS, SV35% e SP35%.

Biografia do Autor

Ciro Abbud Righi, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz " Universidade de São Paulo - ESALQ-USP

Departamento de Ciências Florestais Áreas de interesse: Sistemas Agroflorestais, Ecofisiologia, Silvicultura, Sistemas de Produção, Agricultura Tradicional.

Downloads

Publicado

2025-07-14

Como Citar

DOS SANTOS, Joyce Goulart; RIBEIRO, Gabriella da Silva; RIGHI, Ciro Abbud. Respostas do araribá (Centrolobium tomentosum) e do mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla) ao ambiente luminoso: crescimento e forma. REVISTA DE AGRICULTURA, Piracicaba, v. 100, n. 1, 2025. DOI: 10.37856/revistadea.v100i1.4377. Disponível em: https://revistadeagricultura.inf.br/index.php/revistadeagricultura/article/view/4377. Acesso em: 19 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos